Notícia
Rede de Controle em MS finaliza ranking de transparência dos municípios e do Estado
Após trabalho realizado por 11 instituições integrantes da Rede de Controle de Mato Grosso do Sul, o ranking de transparência dos municípios e do Estado está em fase de finalização. Esse ranking será divulgado na primeira quinzena de dezembro, em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro.
O ranking é divulgado todos os anos após uma avaliação dos portais de todos os municípios e do Estado. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência em uma escala que vai de zero a dez. “O objetivo é apresentar um diagnóstico de Mato Grosso do Sul e seus municípios sobre transparência ativa, em fomento ao cumprimento da legislação citada e apoio ao controle social”, afirma o titular da CGU (Controladoria da Geral da União) junto à Rede de Controle de Mato Grosso do Sul, José Paulo Julieti Barbiere. “O resultado do ranking é enviado para o Ministério Público para que haja ciência do resultado e, eventualmente, cobrança do gestor público para melhorar a transparência”, acrescenta.
Participaram do trabalho representantes das 11 instituições que integram a Rede de Controle no Estado: CGE (Controladoria Geral do Estado), CGM (Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência do Município de Campo Grande), CGU (Controladoria Geral da União), CRA (Conselho Regional de Administração), CRC (Conselho Regional de Contabilidade), Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), MPF (Ministério Público Federal) e TCU (Tribunal de Contas da União).