Área Restrita
ENTRAR
Esqueci minha senha

Rede de Controle da Gestão Pública - Mato Grosso do Sul

Notícia

29.03.2016 - 13:24

AGU evita que tribunal seja responsabilizado indevidamente por dívida trabalhista

AGU
Compartilhe:
AGU evita que tribunal seja responsabilizado indevidamente por dívida trabalhista

A administração pública não pode ser responsabilizada por dívidas trabalhistas de empresas que prestam serviços para órgãos públicos quando tais órgãos fiscalizaram adequadamente o cumprimento das obrigações legais por parte das contratadas. Foi o que a Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou em atuação no caso de um ex-funcionário do Tribunal Regional Eleitoral do Sergipe (TRE/SE).

O ex-empregado acionou a Justiça pedindo para que a União fosse condenada junto com prestadora de serviço do tribunal para a qual trabalhava. A empresa não recolheu corretamente valores referentes a contribuições previdenciárias e FGTS.

Mas a Procuradoria da União no Sergipe (PU/SE), unidade da AGU que atuou no caso, demonstrou que o TRE/SE havia adotado todos os cuidados necessários para assegurar o cumprimento das obrigações legais, inclusive bloqueando repasses para a empresa com o intuito de assegurar o efetivo pagamento dos direitos trabalhistas do ex-funcionário.

Os advogados da União lembraram que, desde a edição da Súmula nº 331 do Tribunal Superior do Trabalho, é necessário comprovar falha da administração pública na fiscalização do cumprimento das obrigações legais da prestadora de serviço para que a administração possa ser responsabilizada em conjunto com a empresa inadimplente no âmbito de ação trabalhista, o que não havia ocorrido no caso.

O pedido para que a União fosse condenada a pagar a dívida junto com a prestadora de serviço foi julgado improcedente. A decisão reconheceu que a administração não só havia fiscalizado adequadamente a empresa contratada, como havia adotado providências para assegurar o regular pagamento do ex-empregado.

Tag3 - Desenvolvimento Digital